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Comportamento e pensamentos suicidos, como lidar?

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Comportamento e pensamentos suicidos, como lidar?

Você não está sozinho; muitos de nós já tivemos pensamentos suicidos em algum momento de nossas vidas. Sentir-se suicida não é um defeito de caráter, e isso não significa que você é louco, fraco ou falho. Significa apenas que você tem mais dor do que pode lidar agora. Essa dor parece esmagadora e permanente no momento. Mas com o tempo e apoio, pode superar seus problemas e a dor e os sentimentos suicidas passarão.

Estou tendo pensamentos suicidos, o que preciso saber?

Não importa quanta dor esteja sentindo agora, você não está sozinho. Algumas das pessoas mais refinadas, admiradas, necessárias e talentosas estão onde você está agora. Muitos de nós pensamos em tirar nossas próprias vidas quando nos sentimos oprimidos pela depressão e desprovidos de toda a esperança. Mas a dor da depressão pode ser tratada e a esperança pode ser renovada. Não importa qual seja a sua situação, há pessoas que precisam de você, lugares onde você pode fazer a diferença e experiências que podem lembrá-lo de que a vida vale a pena ser vivida. É preciso muita coragem para enfrentar a morte e recuar da beira do abismo. Você pode usar essa coragem para encarar a vida, aprender habilidades de enfrentamento para superar a depressão e encontrar forças para continuar. Lembrar:

  1. Suas emoções não são fixas – elas estão mudando constantemente. Como você se sente hoje pode não ser o mesmo que você sentiu ontem ou como se sentirá amanhã ou na próxima semana.
  2. Sua ausência criaria tristeza e angústia na vida de amigos e entes queridos.
  3. Há muitas coisas que você ainda pode realizar em sua vida.
  4. Há pontos turísticos, sons e experiências na vida que têm a capacidade de encantar e levantar você – e que você perderia.
  5. Sua capacidade de sentir emoções prazerosas é igual à sua capacidade de sentir emoções angustiantes.

    Por que me sinto suicida?

    Muitos tipos de dor emocional podem levar a pensamentos de suicídio. As razões para essa dor são únicas para cada um de nós, e a capacidade de lidar com a dor varia de pessoa para pessoa. Nós somos todos diferentes. Existem, no entanto, algumas causas comuns que podem nos levar a pensamentos e sentimentos suicidos.

    Por que o suicídio pode parecer a única opção

    Se você não conseguir pensar em outras soluções além do suicídio, não é que outras soluções não existam, mas sim que você atualmente não consegue vê-las. A intensa dor emocional que você está experimentando agora pode distorcer seu pensamento, de modo que fica mais difícil ver possíveis soluções para os problemas, ou se conectar com aqueles que podem oferecer apoio. Terapeutas, conselheiros, amigos ou entes queridos podem ajudá-lo a ver soluções que de outra forma podem não ser aparentes para você. Dê-lhes a chance de ajudar.

    Uma crise suicida é quase sempre temporária

    Embora possa parecer que sua dor e infelicidade nunca terminarão, é importante perceber que as crises geralmente são temporárias. Soluções são freqüentemente encontradas, sentimentos mudam, eventos positivos inesperados ocorrem. Lembre-se: o suicídio é uma solução permanente para um problema temporário. Dê a si mesmo o tempo necessário para que as coisas mudem e a dor diminua.

    Mesmo problemas que parecem sem esperança têm soluções

    Condições de saúde mental, como  depressão ,  esquizofrenia e  transtorno bipolar  são todas tratáveis ​​com mudanças no estilo de vida, terapia e medicação. A maioria das pessoas que procura ajuda podem melhorar sua situação e se recuperar. Mesmo se você já recebeu tratamento para um distúrbio antes, ou se já tentou resolver seus problemas, saiba que muitas vezes é necessário tentar abordagens diferentes antes de encontrar a solução certa ou a combinação de soluções. Quando a medicação é prescrita, por exemplo, encontrar a dose correta geralmente requer um processo contínuo de ajuste. Não desista antes de encontrar a solução que funciona para você. Praticamente todos os problemas podem ser tratados ou resolvidos.

    Tome essas ações imediatas

    Etapa 1: prometer não fazer nada agora

    Mesmo que você esteja com muita dor agora, dê a si mesmo alguma distância entre pensamentos e ação. Faça uma promessa para si mesmo: “Vou esperar 24 horas e não vou fazer nada drástico durante esse tempo”. Ou espere uma semana.

    Pensamentos e ações são duas coisas diferentes – seus pensamentos suicidas não precisam se tornar uma realidade. Não há prazo, ninguém está te empurrando para agir sobre esses pensamentos imediatamente. Esperar. Espere e coloque alguma distância entre seus pensamentos suicidas e ação suicida.

    Passo # 2: Evite drogas e álcool

    Os pensamentos suicidos podem se tornar ainda mais fortes se você tomar drogas ou álcool. É importante não usar drogas sem receita médica ou álcool quando você se sentir sem esperança ou pensando em suicídio.

    Etapa # 3: Faça sua casa segura

    Remova as coisas que você poderia usar para se machucar, como pílulas, facas, navalhas ou armas de fogo. Se você não conseguir, vá a um lugar onde possa se sentir seguro. Se você está pensando em tomar uma overdose, dê seus remédios para alguém que possa devolvê-los a você um dia de cada vez, conforme necessário.

    Passo # 4: Não guarde esses sentimentos suicidas para si mesmo

    Muitos de nós descobrimos que o primeiro passo para lidar com pensamentos e sentimentos suicidas é compartilhá-los com alguém em quem confiamos. Pode ser um membro da família, amigo, terapeuta, membro da igreja, professor, médico de família, treinador… Encontre alguém em quem você confia e deixe-os saber como as coisas estão ruins. Não deixe o medo, a vergonha ou o constrangimento impedi-lo de procurar ajuda. E se a primeira pessoa a quem você chegar não parece entender, tente outra pessoa. Só de falar sobre como você chegou a esse ponto da sua vida pode liberar muita da pressão que está aumentando e ajudá-lo a encontrar uma maneira de lidar com isso.

    Passo # 5: Tome esperança – as pessoas passam por isso

    Mesmo as pessoas que se sentem tão mal quanto você está se sentindo agora conseguem sobreviver a esses sentimentos. Tome esperança nisso. Há uma boa chance de você viver esses sentimentos, não importa o quanto você deteste, desampara ou se isole. Apenas se dê o tempo necessário e não tente ir sozinho.

    Estendendo a mão para ajuda

    Mesmo que não pareça agora,  há muitas pessoas que querem apoiá-lo durante esse período difícil.  Estenda a mão para alguém. Faça isso agora. Se você prometeu a si mesmo 24 horas ou uma semana na etapa 1 acima, use esse tempo para dizer a alguém o que está acontecendo com você. Converse com alguém que não vai tentar discutir sobre como você se sente, julgá-lo ou dizer para você simplesmente “sair dessa.” Encontre alguém que simplesmente ouça e esteja presente para você.

    Não importa quem seja, desde que seja alguém em quem você confie e que seja capaz de ouvir com compaixão e aceitação.

    E se você não se sentir entendido?

    Se a primeira pessoa a quem você procurou não parece entender, fale com outra pessoa ou ligue para uma linha de ajuda para uma crise de suicídio. Não deixe que uma má experiência o impeça de encontrar alguém que possa ajudar.

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