Meditação: Como meditar (Acalme a mente e relaxe)

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Meditação: Como meditar (Acalme a mente e relaxe)
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Meditação é uma prática simples e disponível para todas as pessoas, que pode reduzir o estresse, ansiedade, trazer tranquilidade, autoconsciência e promover a felicidade. Aprender como meditar não é difícil e os benefícios da meditação podem vir rapidamente.

Você é daqueles que acredita que não tem tempo para meditação? Mesmo 5 minutos por dia? Saiba que a meditação é uma ferramenta que tem o poder de colocar sua atenção totalmente no presente, aumentar seu foco, concentração e prazer em todas as áreas de sua vida.

Neste artigo, disponibilizarei algumas dicas de como meditar, alguns áudios ao final de meditação guiada, para facilitar o seu início nessa prática MARAVILHOSA e também uma música (ao final) que pode fazer você relaxar e acalmar a mente. Respire profundamente e fique pronto para iniciar!

INSTRUÇÕES DE COMO MEDITAR

Vá para um local confortável e silencioso e fique pronto para relaxar.

Reserve um tempo diariamente.

Disponibilizar um tempo todos os dias para a meditação é um importante passo para implantar uma rotina saudável e melhorar continuamente a prática. Mesmo poucos minutos por dia podem fazer uma enorme fantástica.

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Preste atenção ao momento presente

Meditação não se trata de deixar os pensamentos vagarem por ai, nem muito menos tentar deixar sua mente vazia. Trata-se de prestar atenção ao momento presente, especialmente sobre seus próprios pensamentos, emoções e sensações, o que quer que esteja passando.

Utilize meditação guiada

Embora meditar sozinho seja essencial para a prática completa, a meditação guiada (orientação de um professor) pode ser inestimável, especialmente se você está iniciando. Nossas mentes começam a vagar facilmente e as instruções adequadas de um orientador pode nos trazer de volta para o momento presente.

O que fazer quando a mente fica vagando

É inevitável. Durante a meditação, sua mente vai pegar o trem do destino e sair vagando por ai. Você também pode sentir outras sensações no corpo, de coisas acontecendo ao seu redor, ou simplesmente se perder em pensamentos aleatórios, sonhando acordado com o passado ou presente, possivelmente julgando a si mesmo ou aos outros.

Não há nada de errado nisso. Pensar é tão natural quanto respirar.

Quando isso acontecer, simplesmente observe o que você estava pensando ou distraindo e tire uma pausa. Abandone tudo que estava pensando, reabra sua atenção e a devolva gentilmente para a respiração, estando presente para cada inspiração e expiração

Após algumas respirações, sua mente irá vagar novamente. Não se preocupe com isso. É normal. O importante é saber como reagir quando isso acontece. Simplesmente seja consciente do que você está pensando, sem fazer julgamento e sem deixar que este pensamento leve sua mente a vagar por ai. Então, volte ao presente e continue sua meditação.

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Nossa habilidade de como meditar vai melhorando quando praticamos voltar ao estado presente. Note sua mente querendo começar a vagar, então pause e volte ao momento presente.

Você pode praticar meditação sozinho em qualquer horário e em qualquer lugar. Mas a meditação guiada pode ser muito útil, principalmente se você estiver começando.

Instruções de um professor experiente podem ajudar a nos trazer de volta para o momento presente, deixar os pensamentos que nos distraem de lado e não sermos tão duros com nós mesmos.

Áudios de Meditação Guiada

Abaixo tem dois áudios para prática de meditação guiada. Um de 10 minutos e outro de 15 minutos. Sugiro que inicie com o de 10 minutos e siga as orientações do áudio.

Áudio 10 minutos de meditação guiada

15 minutos de meditação guiada

Música para Acalmar a Mente e Relaxar

Experiência em psicologia clínica com crianças, adolescentes e adultos, atendimento individual, atendimento à criança com câncer e familiares, atuação em psicologia na atenção básica da saúde e escolar.

Criadora dos aplicativos Diário do Psique (Play Store e App Store) e Pense Saudável (app de emagrecimento), com mais de 100 mil downloads.

Realizo atendimento como psicólogo online e também sou Voluntária do projeto Colheita do amor, organização voltada para contribuir a melhoria e qualidade de vida de pacientes portadores de Câncer. Psicóloga da AAPC (Associação de Apoia a Pessoa com Câncer), localizado na cidade de Feira de Santana.