Autoestima: Como melhorar com 12 dicas poderosas

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Como melhorar a autoestima
Autoestima: Como melhorar com 12 dicas poderosas
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Nada é mais importante do que o que você sente e pensa de si mesmo. Uma alta opinião sobre si mesmo e sobre quem você é e o que você faz, e, basicamente, um amor por si mesmo, é algo que está em falta na sociedade atual. Neste artigo abordarei 12 dicas poderosas de como melhorar a autoestima.

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Mas, por que é tão importante construir e ser capaz de manter uma alta autoestima?

  • A vida se torna mais simples e leve. Quando você se gosta ou se ama, então, as coisas simplesmente se tornam mais fáceis. Você já não fará tempestade em um copo d’água tão frequentemente como antes. Você não se põe para baixo ou se maltrata por pequenos erros ou por não atingir um padrão perfeito;
  • Você terá mais estabilidade. Quando você se gosta mais, quando sua opinião de si mesmo subir, então deixará de tentar tão ansiosamente obter a validação e a atenção de outras pessoas. E assim sua vida interior deixa de ser uma montanha-russa emocional baseada no que as pessoas possam pensar ou dizer sobre você hoje ou durante esta semana;
  • Menos auto sabotagem. O pior inimigo da maioria das pessoas, são elas mesmas. Ao elevar e manter a sua autoestima, você vai se sentir mais merecedor de coisas boas na vida. E assim você irá atrás do que realmente busca e com mais motivação. E quando conseguir, então será muito menos propenso à auto sabotagem, seja de forma sutil ou não;
  • Você será mais atraente em qualquer relação. Com uma melhor autoestima, você obterá os benefícios mencionados anteriormente. Você será mais estável e capaz de gerir melhor os tempos difíceis. Serás menos necessitado e mais um doador natural. Estar contigo é mais simples e uma experiência mais leve e com muito menos drama, discussões ou lutas baseadas em pouco ou nada. E tudo isso é atraente em qualquer relacionamento, não importa se é com um amigo, no trabalho ou com um parceiro.
  • Você será mais feliz. Essa tem sido a minha experiência e é por isso que escrevo tanto sobre a autoestima e que valorizo tanto a minha própria autoestima e tento mantê-la constante todos os dias. Porque tem feito a minha vida muito mais feliz.

Então, esses são alguns dos porquês mais importantes. Mas, como melhorar a autoestima, de uma forma prática?

Bom, hoje eu gostaria de compartilhar 12 dicas e hábitos bastante poderosos que encontrei para melhorar e manter minha autoestima, mesmo nos dias mais difíceis e os meses difíceis.

Teste de Autoestima: Descubra se você tem a autoestima baixa

  1. Diga PARE para sua crítica interior.

Um bom ponto de partida para elevar sua autoestima é aprender a gerenciar e substituir a voz crítica que atua internamente.

Todos nós temos uma voz interna, que pode ti estimular a fazer as coisas, ou a fazê-las para ganhar a aceitação das pessoas em sua vida. Mas, ao mesmo tempo jogar a sua autoestima para o chão. Esta voz interior sussurra ou grita pensamentos destrutivos em sua mente. Pensamentos como por exemplo:

  • Você é preguiçoso e desleixado, agora, comece a trabalhar;
  • Você não é bom em seu trabalho e quando alguém se der conta irá demitir você;
  • Você é pior ou mais feio que seu amigo/colega/companheiro(a).

Mas você não tem que aceitar essa voz crítica. Há maneiras de minimizar essa voz e substituí-la com pensamentos mais úteis. Você pode alterar a forma como se vê a si mesmo.

Uma maneira de fazer isso é simplesmente dizer “PARE”, cada vez que a voz crítica se inserir em sua mente. Você pode fazer isso criando uma palavra ou frase que tenha a função de parar o pensamento.

Quando a voz crítica disser algo – em sua mente – grite: PARE! Ou use este: “não, não, não, não vamos por ai! Ou simplesmente invente uma frase ou palavra que você gosta que pare o trem do pensamento impulsionado pela crítica interior.

Em seguida, volte a focar seus pensamentos em algo mais construtivo. Como planejar o que você quer comer para o jantar ou o que precisa estudar para sua próxima prova.

A longo prazo, também ajuda muito encontrar melhores maneiras de motivar-se a si mesmo do que ouvir seu crítico interior. Então, vejamos a dica 2…

  1. Use hábitos de motivação mais saudáveis.

Para fazer com que a crítica interna se torne mais fraca e, ao mesmo tempo, motivadora e eleve sua autoestima, sem dúvida, ajuda a prática de hábitos de motivação saudáveis.

Alguns que tenho usado para substituir e preencher grande parte do lugar que a voz crítica ocupava são estes:

  • Lembre-se dos benefícios. Uma maneira simples, mas poderosa de motivar e manter essa motivação diariamente é escrever/registrar profundamente os benefícios sentidos por você ao optar seguir este novo caminho, ou atingir uma meta. Como, por exemplo, entrar em melhor forma e ter mais energia para os seus filhos, companheiro(a) e as pessoas próximas a você. Ou ganhar mais dinheiro e através disso poder viajar com o amor de sua vida e experimentar juntos coisas novas e maravilhosas. Quando sua lista estiver pronta, guarde-a e coloque-a em algum lugar onde possa ver todos os dias. Por exemplo, no seu local de trabalho, em sua geladeira ou aqui no app do Diário do Psique.
  • Concentre-se de novo em fazer o que realmente gosta de fazer. Quando você realmente gosta de fazer algo, então a motivação para fazê-lo tende a ser bastante automática. Quando você realmente quiser algo nessa vida, então também se torna mais fácil atravessar qualquer resistência interna que sentir. Assim que você perder a motivação, pergunte a si mesmo: será que estou fazendo o que eu realmente quero fazer? Se não, e se for possível, então redirecione e comece a trabalhar essa coisa tão importante.
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Depois de ter usado a sua palavra ou frase de “PARE”, foque-se em uma dessas técnicas. Com o tempo se tornará um hábito, e a sua voz crítica interna aparecerá muito menos.

  1. Faça uma pausa de 2 minutos para apreciar-se a si mesmo.

Este é um hábito muito simples e divertido. E se você passar apenas dois minutos todos os dias durante um mês, então você pode sentir uma grande diferença. Isso é o que irá fazer:

Respire fundo, diminui a velocidade e faça-se esta pergunta: quais são as 3 coisas que eu aprecio em mim mesmo?

Alguns exemplos que surgiram quando eu usei este exercício:

  • Ajudar muitas pessoas a cada dia através do que escrevo ou do meu app;
  • Poder fazer outras pessoas rirem e esquecer dos problemas;
  • Ser atenciosa e cuidadosa quando se trata do meu esposo e de minha gata.

Essas coisas não têm que ser grandes. Talvez hoje você apenas ouviu atentamente por alguns minutos alguém que precisava de atenção. Ou que você deu um passeio saudável, a pé ou de bicicleta depois do trabalho/escola. Ou que você é uma pessoa meiga e amigável em muitas situações. Enfim..

Essas breves pausas não só aumentam a autoestima, a longo prazo, mas que também podem acabar com um estado de ânimo negativo e recarregá-lo de novo com muita energia positiva.

  1. Escreva 3 coisas durante a noite que você possa apreciar de si mesmo.

Esta é uma variação do hábito anterior e a combinação dos dois pode ser extra poderoso para dois aumentos na autoestima por dia. Ou talvez prefira usar esta variação ao final do dia, quando tem tempo livre para você. O que você faz é fazer-lhe a pergunta:

Quais são as 3 coisas que eu aprecio em mim mesmo?

Escreva suas respostas, todas as noites em diário feito de papel ou app.

Um benefício adicional de escrever é que depois de algumas semanas, você pode ler todas as respostas para obter um bom aumento da autoestima e mudar de perspectiva nos dias em que mais precisa.

  1. Faça a coisa certa.

Quando você faz o que no fundo você acha que é o certo, então se eleva e fortalece a autoestima.

Pode ser algo pequeno, como se levantar do sofá e ir à academia. Ou ser compreensivo ao invés de julgador em uma situação. Ou deixar de sentir pena de si mesmo e concentrar-se nas oportunidades e gratidão por aquilo que você realmente tem.

Nem sempre é fácil de fazer. Ou mesmo saber o que é o correto. Mas manter o foco em fazer isso e fazer o melhor que puder faz uma grande diferença nos resultados que você obtém, como na forma em que você pensa de si mesmo.

Um conselho que faz com que seja mais fácil manter a consistência com fazer o que é certo é tentar executar algumas dessas ações no início do dia. Como, por exemplo, fazer um elogio, um pequeno lanche saudável e fazer exercício.

Isso define o tom para o resto do dia.

  1. Substituir o perfeccionismo.

Poucos hábitos de pensamento podem ser tão destrutivos na vida diária, como o perfeccionismo.

O perfeccionismo pode ti paralisar para que não tome nenhuma ação porque você tem medo de não estar à altura de algum padrão. E se você procrastinar e não obter os resultados que deseja, isso fará com que sua auto-estima afunde. Ou então você coloca a ação em prática, mas nunca ou muito raramente ficará satisfeito com o que conseguiu e com o seu próprio desempenho. E assim, a sua opinião e sentimentos sobre si mesmo, se tornam mais e mais negativos e sua motivação para colocar algo em ação cai.

Como você pode superar o perfeccionismo?

Algumas coisas que realmente me ajudaram foram:

  • Seja bom o suficiente. Quando se busca a perfeição, isso pode acabar em um projeto ou uma tarefa que nunca termina. Então seja bom apenas o suficiente. Não o use como desculpa para descansar. Mas simplesmente se dê conta de que existe algo chamado “bom o suficiente”, e quando você estiver lá, então você terá finalizado.
  • Lembre-se que comprar a idéia de mito da perfeição vai ferir você e as pessoas em sua vida. Este simples lembrete de que a vida não é como em um filme, uma música ou um livro pode ser uma boa prova da realidade quando você sonha acordado com a perfeição. Porque a realidade pode colidir com as suas expectativas – que estarão em outro planeta – e prejudicar ou até mesmo levar ao fim de relacionamentos, trabalhos, projetos, etc.
  1. Manuseie os erros e as falhas de uma maneira mais positiva.

Se você sai da sua zona de conforto, se você está tentando alcançar algo que seja realmente significativo, então tropeçará e irá cair no caminho. E isso é bom. É normal. É o que aconteceu com todas as pessoas que fizeram algo que realmente importava, em qualquer idade. Mesmo que nem sempre possamos ter ouvido falar sobre isso tanto quanto ouvimos falar de seus sucessos.

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Então lembre-se disso. E quando tropeçar, tente isto:

  • Seja o seu melhor amigo. Em vez de se castigar, pergunte a si mesmo: Como me apoiaria e me ajudaria meu amigo/pai nessa situação? Em seguida, faça as coisas e converse consigo mesmo seu amigo/pai faria. Isso evita que você caia em um poço de desespero e ti ajuda a ser mais construtivo, depois que a primeira dor inicial de um erro ou fracasso começa a se dissipar.
  • Encontre o lado positivo. Uma outra forma de ser mais construtivo neste tipo de situação é concentrar-se no otimismo e nas oportunidades. Então, pergunte a si mesmo: o que é que posso aprender com isso? E qual é a oportunidade que eu posso encontrar nesta situação? Isto irá ajudá-lo a mudar seu ponto de vista e, com sorte, não atingirá a mesma lombada um pouco mais adiante no caminho.
  1. Seja mais gentil com os outros.

Quando se é mais amigável com os outros, você tente a se tratar e pensar em si mesmo de uma maneira mais simpática também. E a forma que você trata os outros é também a forma como tendem a ti tratar a longo prazo.

Então, concentre-se em ser bom em sua vida diária. Você pode, por exemplo:

  • Estar onde está e ouvir enquanto permite alguém desabafar;
  • Segurar a porta para a próxima pessoa;
  • Deixar que alguém entre em sua pista enquanto estiver dirigindo;
  • Incentivar um amigo ou um membro da família quando estiverem inseguros ou desmotivados;
  • Tirar uns minutos para ajudar alguém de uma maneira prática.
  1. Teste algo novo.

Quando tentar algo novo, quando desafiar a si mesmo de uma forma pequena ou maior, você sairá da sua zona de conforto e a sua opinião sobre si mesmo levantará.

Pode ser que você não tenha feito o que você fez de uma forma espetacular ou grandiosa, mas ao menos tentou, em vez “lavar as mãos” e não fazer nada. E isso é algo que você deve apreciar sobre si mesmo e que pode ajudá-lo a se sentir vivo ao mesmo tempo que sai um pouco da  rotina. Assim, saia de sua zona de conforto regularmente. Não espere nada, apenas diga a si mesmo que vai tentar algo.

E depois você pode fazer novamente, mais algumas vezes e melhorar o seu próprio desempenho.

E como sempre, se você se sente muito assustado ou desconfortável, então não se puna. Em vez disso, dê mais um passo pequeno para a frente, empurrando-se suavemente no movimento.

  1. Deixa de cair na armadilha da comparação.

Quando compara a sua vida, a si mesmo e o que você tem com a vida de outras pessoas e o que elas têm, então você tem um hábito destrutivo em suas mãos.

Porque você nunca pode ganhar. Sempre há alguém que tem mais ou é melhor do que você em alguma coisa no mundo. Sempre há pessoas diante de ti. Assim, substitua esse hábito por algo melhor.

Veja o quão longe você chegou até agora. Compare-se consigo mesmo. Concentre-se em você. Em seus resultados. E como você pode e como você melhorou seus resultados. Isso vai motivar e elevar a sua auto-estima.

  1. Passe mais tempo com pessoas que apoiam (e menos tempo com pessoas destrutivas).

Mesmo sendo mais gentil com as outras pessoas (e consigo mesmo) e em substituir um hábito de perfeccionismo, será difícil manter sua autoestima elevada se as influências mais importantes na sua vida arrastá-lo para baixo, diária ou semanalmente.

Faça alterações em tudo que recebe. Escolha passar menos tempo com pessoas que são perfeccionistas nervosas, pouco amáveis ou que não apoiam seus sonhos ou objetivos. E passe mais tempo com pessoas positivas e edificantes que tenham padrões e formas de pensar mais humanas e amorosas.

E pense no que você lê, ouve e vê também. Passe menos tempo em um fórum de Internet, rede social, lendo uma revista ou assistindo a um programa de televisão, se sentes que te faz se sentir inseguro de si mesmo e se te faz sentir mais negativamente em relação a si mesmo.

Em seguida, gaste o tempo que costumava gastar com fontes boas de informação, por exemplo, lendo livros, blogs, sites e ouvindo podcasts que lhe ajudem e que lhe façam sentir-se bem consigo mesmo.

  1. Lembre-se dos porquês da alta auto-estima.

Qual é uma maneira simples de manter-se consistente em fazer alguma coisa? Como mencionado anteriormente: lembrar-se das mais importantes razões por que o está fazendo.

Portanto, lembre-se dos porquês no início deste artigo para ajudá-lo a manter-se motivado(a) para trabalhar em sua auto-estima e fazer dela uma prioridade essencial, colocando em prática tudo que aprendeu de como melhorar a autoestima.

Infográfico com +10 dicas para aumentar a Autoestima

10 formas de aumentar a autoestima

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Aplicar estas dicas e manter as poderosas razões em mente da importância da alta autoestima tem feito maravilhas para mim. Espero que possa fazer o mesmo por você.

Descubra se você tem a autoestima baixa

Se você segue estas dicas mas não consegue evoluir, você sempre pode marcar uma orientação com Psicólogo Online.

Buscando autoconhecimento? Veja este artigo sobre como se auto conhecer.

Experiência em psicologia clínica com crianças, adolescentes e adultos, atendimento individual, atendimento à criança com câncer e familiares, atuação em psicologia na atenção básica da saúde e escolar.

Criadora dos aplicativos Diário do Psique (Play Store e App Store) e Pense Saudável (app de emagrecimento), com mais de 100 mil downloads.

Realizo atendimento como psicólogo online e também sou Voluntária do projeto Colheita do amor, organização voltada para contribuir a melhoria e qualidade de vida de pacientes portadores de Câncer. Psicóloga da AAPC (Associação de Apoia a Pessoa com Câncer), localizado na cidade de Feira de Santana.

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