A neurociência da gratidão

Marque sua consulta com Psicólogo Online

gratidão
A neurociência da gratidão
Avalie esse post

Por que você é mais grato neste momento? Aqui e agora. Sério, pare e pergunte a si mesmo. Se você está tendo um dia difícil e não é capaz de enxergar nada em sua cabeça, nenhuma gratidão, e isso é mais uma razão para fazer a pergunta. Estudos recentes descobriu que, mesmo que você não consiga pensar em nada para agradecer, simplesmente fazer a pergunta é poderosa o suficiente para mudar sua química cerebral. Mas a realidade é que sempre há algo pelo que ter gratidão.

Então, tome um momento agora e pense em cinco coisas que você tem para você. Não precisa ser enorme; tente “Eu tenho ar limpo para respirar”, “Eu tenho pernas para andar”, “Eu tenho pessoas que me amam” ou “Eu tenho um lugar para dormir esta noite”.

Razões para ser grato

Vamos saber porque este exercício é importante?

A gratidão pode ser um antidepressivo natural. Quando paramos para perguntar pelo que somos gratos, certos circuitos neurais são ativados. A produção de dopamina e serotonina aumenta, e esses neurotransmissores percorrem vias neurais até o centro da “bem-aventurança” do cérebro – semelhante aos mecanismos de muitos antidepressivos. Praticar gratidão, portanto, pode ser uma maneira de criar naturalmente os mesmos efeitos de medicamentos e criar sentimentos de satisfação.

 

Neurônios que disparam juntos

Fica melhor: quanto mais você estimula esses caminhos neurais através da prática da gratidão, mais fortes e mais automáticos eles se tornam. É algo que você pode ver claramente na vida cotidiana: se você está forjando um novo caminho pela floresta, a primeira viagem é a mais desafiadora e você tem que ser deliberado. Mas quanto mais vezes o caminho é percorrido, mais definido se torna e mais fácil é segui-lo. Seu cérebro funciona da mesma maneira: quanto mais vezes uma determinada via neural for ativada (neurônios disparando juntos), menor será o esforço necessário para estimular a via na próxima vez (neurônios se conectando).

LEIA  Mudar? Sim, eu posso mudar!

Por causa disso, o que nós colocamos nossa atenção cresce. Se estamos constantemente olhando para o negativo e buscando problemas, os caminhos neurais para o pensamento negativo se tornam mais fortes. Portanto praticar gratidão pode desviar nossa atenção para procurar o que está dando certo, em vez de procurar problemas para resolver. Com o tempo, isso encoraja nossos cérebros a buscar de forma mais consistente os temas construtivos em nossa vida, em vez dos destrutivos, ajudando-nos a regar as flores em vez de molhar as ervas daninhas.

Se praticar deliberadamente gratidão não é familiar para você, aqui está  04 passos de como começar:

 

1. Escreva-o
Comece com o exercício simples : Anote as 5 principais coisas pelas quais você é mais grato. Realmente pense sobre isso, fazendo um esforço consciente para encontrar as coisas que lhe trazem alegria (ou mesmo apenas paz de espírito). Observe que há sempre algo pelo qual ser grato em qualquer situação.

 

2. Entre em uma rotina
Desafie-se a se comprometer com essa prática todos os dias pelos próximos 10 dias. Existem muitas maneiras de fazer isso. Você pode manter um diário na sua cama e, a cada noite, dedicar um minuto para escanear o seu dia em busca de tudo que tenha trazido um sorriso ao seu rosto. Ou você pode manter uma lista em seu telefone para anotar as coisas quando elas acontecem. Este pode ser um bom estimulante para ler quando você está se sentindo triste.

 

3. Medite
A meditação é uma ferramenta para nos ajudar a “tirar o lixo mental”. Quando meditamos, abrimos espaço em nosso espaço mental para nos livrarmos do estresse antigo. Isso torna muito mais fácil sentir gratidão em nossa vida cotidiana – e religar nossos cérebros para que encontrar a felicidade se torne mais instintivo. Se você já tem uma prática de meditação, você pode usar os poucos minutos após a sua prática como um tempo de agradecer.

LEIA  A arte de Agradecer.

 

4. Repetir
Gratidão é como ir ao ginásio mental; treinamento de força para seus caminhos neurais. Quanto mais você pratica sentir-se grato, mais forte o músculo fica. Consequentemente, com o tempo, os treinos que a princípio pareciam tão desafiadores se tornaram mais fáceis e fáceis de fazer. Você só tem que continuar praticando.

 

Se tudo isso parecer muito, tente se tornar uma prática de gratidão com esse exercício diário: toda vez que seus pés baterem no chão quando você sair da cama, simplesmente diga “obrigado”. Além disto, a natureza gosta de receber atenção tanto quanto o resto de nós e ajuda a nossa vida a florescer em resposta à maneira como a reconhecemos. Como diz o ditado:

“Sua mente é um jardim, seus pensamentos são as sementes. Você pode cultivar flores ou cultivar ervas daninhas”.

 

Portanto, que tipos de sementes você está plantando? Incorpore a gratidão em sua vida e veja como ela se desdobra durante o caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *