03 dicas de psicologia para emagrecer

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Psicologia para emagrecer
03 dicas de psicologia para emagrecer
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Enquanto que a nossa indústria da dieta pode nos fazer acreditar que a perda de peso é tudo sobre matemática, e a nossa indústria de alimentos parece feliz de apoiar esta crença (com toda a sua gordura, proteína, carboidratos, açúcares, sal e gramas de fibras no rótulo de informação nutricional), simplesmente não é a verdade – emagrecer não é tudo sobre matemática – está intrinsecamente ligado à nossa psicologia, nossas emoções e nossas crenças.

De certo modo, seria muito mais fácil se fosse só de matemática. Então podemos obter facilmente os 50 gramas de proteína, e 40 gramas de fibra, que têm a carga calórica correta com os minerais e as necessidades vitamínicas corretas, e estaríamos prontos. Mas há uma maneira em que podemos estar seguros de que perder peso não se trata apenas de números, e isso é muito simples: não tem funcionado.

Agora, para ser justo, tem funcionado – para alguns – pelo menos durante um tempo. E essa é a realidade. Tempo. Porque quando fazemos uma dieta baseada em números, os resultados nunca são realmente duradouros. De fato, a grande maioria das pessoas que fazem dieta, acabam voltando a ganhar peso.

Se queremos criar um impacto duradouro sobre o peso não desejado, então temos de entrar no reino da psicologia da perda de peso por 3 razões principais:

1. Estresse

O stress tem um impacto direto na nossa capacidade de perder peso. Quando experimentamos estresse, sejam os fatores estressantes externos de nossa vida ocupada – ou fatores internos de não estarmos satisfeitos com o peso atual ou comportamentos alimentares – nossos níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentam. Quando o cortisol diário é alto, o metabolismo de armazenamento de gordura aumenta. Isso se deve ao fato de que nosso corpo está em uma resposta de sobrevivência. O nosso corpo não facilita a perda de peso quando está em modo de sobrevivência, você vai abrandar o seu metabolismo para que tenha reservas de energia adicionais caso sejam necessárias.

Se de fato estamos diante de uma vida estressante, mas ainda assim queremos perder peso, temos de aprender como mudar o nosso corpo de nossa resposta de estresse crônico a uma resposta de relaxamento. Respirar, lento e prestar atenção à nossa alimentação e nossa vida são ferramentas poderosas quando se trata de passar do stress para o relaxamento.

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2. Prazer

Esta é uma chave fundamental para a psicologia da perda de peso, pois tem um vínculo direto com a redução do estresse. E reduzir o estresse, como já mencionamos anteriormente, é fundamental para criar um ambiente interno que apoie a perda de peso.

O prazer é, essencialmente, um atalho para mudar o nosso corpo da ativação do sistema nervoso simpático (resposta lutar ou fugir) para a ativação do sistema nervoso parassimpático (resposta de relaxamento). Quando temos acesso a coisas na vida que nos fazem ir em direção ao relaxamento e satisfação, estamos iluminando nossos sistemas biológicos de apoio. Quando levamos um momento para desfrutar do aroma da nossa comida, nos deparamos com a resposta digestiva da fase cerebral, que é o início do nosso processo digestivo. A resposta em fase cerebral alerta para as nossas enzimas digestivas e no trato digestivo de que os alimentos estão em seu caminho: “Prepare-se para a digestão e a assimilação.”

Quando levamos um momento e nos colocamos em contato com um amigo que nos apoia ou aproveitar um momento para conversar ou caminhar na natureza, de novo comprometemo-nos com respostas fisiológicas saudáveis, como a liberação de endorfinas, que nos ajudam a nos sentirmos felizes.

O prazer nos leva ao momento de desfrutar da nossa comida. Quando realmente estamos no momento de comer e de sintonizar com o nosso corpo, é muito mais provável que tomemos decisões alimentares para apoiar a nossa saúde e que possamos ouvir os sinais que nos dizem quando temos comido o suficiente.

3. Comportamento

As dicas para perder peso, muitas vezes se concentram em mudar nosso comportamento. “Beba mais água, comer mais legumes, cozinhe em casa, não coma fora, reduza os alimentos processados”, e mais. Estes são comportamentos que mudam o que realmente consumimos. E é verdade que as condutas são fundamentais para a criação de hábitos saudáveis, no entanto, abaixo de nossos comportamentos estão nossos valores, sentimentos e crenças. A base do nosso comportamento é a nossa psicologia.
Se não acreditamos que podemos realmente impactar a nossa saúde de uma maneira positiva, é pouco provável que o nosso comportamento saudável se torne um hábito.

Se não sentimos que merecemos ser felizes, é menos provável que tomemos medidas que apoiem e promovam a nossa saúde e bem-estar.

Você pode nos fornecer uma lista de 100 ou até 1000 dicas para ajudar a perder peso, mas até que nossos sentimentos e crenças (nossa psicologia) estejam alinhados com o nosso desejo de se sentir o melhor possível, é pouco provável que continuemos a utilizar as dicas de saúde. Acreditamos que se trata de força de vontade, mas não é. A Psicologia da perda de peso baseia-se no princípio de que há mais para perder peso do que “comer isso e não comer aquilo”. Somos seres complexos em um mundo de pleno direito, e precisamos de apoio compassivo aos níveis mais profundos de nossos sentimentos, pensamentos e crenças quando se trata de ser capazes de se livrar do peso de uma forma saudável e duradoura.

Experiência em psicologia clínica com crianças, adolescentes e adultos, atendimento individual, atendimento à criança com câncer e familiares, atuação em psicologia na atenção básica da saúde e escolar.

Criadora dos aplicativos Diário do Psique (Play Store e App Store) e Pense Saudável (app de emagrecimento), com mais de 100 mil downloads.

Realizo atendimento como psicólogo online e também sou Voluntária do projeto Colheita do amor, organização voltada para contribuir a melhoria e qualidade de vida de pacientes portadores de Câncer. Psicóloga da AAPC (Associação de Apoia a Pessoa com Câncer), localizado na cidade de Feira de Santana.

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