Procrastinação: o que é e como parar de procrastinar

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Procrastinação: o que é e como parar de procrastinar
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Você acorda e já tem mil ideias na cabeça de tudo que precisa fazer durante o dia. Agenda cheia, diversos compromissos. O dia hoje promete.

Antes mesmo da primeira atividade você se distrai com alguma rede social, depois com um vídeo, um e-mail, um cafezinho seguido de um bate-papo e quando se dá conta metade do dia já passou e você não cumpriu nada daquilo que prometeu para si mesmo.

O nome disso? Procrastinação.

Se você é daquelas pessoas que sofrem para dar conta de todas as tarefas do seu dia, pois acaba sempre deixando para depois e esse depois nunca chega, veja aqui algumas dicas de como deixar de procrastinar e fazer com que seu dia seja mais produtivo, evitando assim o estresse e ansiedade que esse ato causa.

O que é procrastinação

O dicionário Aurélio define procrastinação como “ação ou efeito de procrastinar; deixar para depois; adiar”. Mas o te leva a fazer isso?

Todos têm compromissos diários, sejam eles no trabalho, na escola ou com a família. Dentro desses compromissos nem todas as tarefas serão agradáveis ou trarão algum prazer imediato. E é aí que a procrastinação começa.

De modo geral a tendência é procrastinar justamente aquela tarefa da qual você não gosta. Já parou para pensar que dificilmente irá procrastinar uma conversa com os amigos via aplicativo ou aquela série que precisa colocar em dia?

O ato de procrastinar não tem como consequência somente tarefas que ficarão sem serem concluídas, mas causará estresse, ansiedade e cobrança. Deixar algo para depois traz junto esses sentimentos e gera transtornos tanto para sua vida pessoal, social quanto para sua saúde mental e emocional.

Teste de Procrastinação

Como evitar a procrastinação

Ninguém se sente bem sabendo que deveria ter feito algo, mas não fez. Ou gosta de levar uma bronca do chefe por não ter entregue aquele relatório urgente. Ficar procrastinando não traz nenhum benefício para sua vida e quanto mais você ficar nesse estado, mais as coisas irão se acumular.

Quer deixar isso de lado? Veja aqui algumas dicas valiosas de como tirar esse hábito de seu dia a dia:

  • Não comece o dia procrastinando: aqueles 5 minutos a mais na cama são muito bons, mas uma coisa pode levar a outra e você acabará atrasando todo seu dia. Tome coragem e levante no primeiro alarme;
  • Liste suas tarefas e compromissos: criando listas você consegue visualizar melhor o que precisa ser feito e dar as devidas prioridades, além de não se perder entre os afazeres ou esquecer algo;
  • Execute uma tarefa por vez: tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo achando que isso ajudará a reduzir o tempo de execução delas só fará com que você desista mais rápido, isso antes mesmo de concluí-las. Vá com calma! Um passo de cada vez é melhor que nenhum passo;
  • Se dê prazos: firme um compromisso com você mesmo e deixe claro quando deve entregar suas tarefas, isso ajudará a focar nas conclusões e finalizações;
  • Livre-se de distrações: a internet veio para facilitar a vida, mas muitas vezes se torna fonte de distração, por isso, deixe para usar as redes sociais nos momentos de lazer, intervalos ou quando as tarefas estiverem realmente concluídas;
  • Busque concentração: dependendo de onde estiver, e se for possível, feche a porta do escritório ou tire o telefone do gancho, isso ajudará na sua concentração até que finalize tudo que precisa;
  • Comece: dê o primeiro passo ao invés de ficar procrastinando. De nada adianta ter várias metas, listas e afins se você simplesmente não começar.

É até considerado normal vez ou outra procrastinar algo, o problema é quando isso se torna crônico, impedindo todos os dias que você desenvolva sua rotina de forma natural. Ficar procrastinando até para atividades que te agradam é um fato que precisa ser verificado mais afundo.

Se esse for seu caso o acompanhamento psicológico é uma excelente opção para entender o que de fato está acontecendo. O que te leva a ficar procrastinando? Por onde anda sua motivação? Um profissional te ajudará a encontrar essas respostas, a entender porque você está agindo dessa forma e quais pontos precisam ser trabalhados para você voltar a ser uma pessoa ativa e produtiva.

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